Sem categoria

Episódio 153

Pedro nega conhecer Jesus

PEDRO NEGA CONHECER JESUS – Mateus 26:57,58, 26:69-75; Marcos 14:53,54, 14:66-72; Lucas 22:54-62; João 18:13-17, 25-27.

 

A corte, o tribunal e os soldados dos judeus prenderam e amarraram Jesus. O primeiro que levou Jesus foi Anás, que era sogro de Caifás, o bispo naquele ano. Caifás era quem tinha dito aos judeus que seria bom que um homem morresse pelo povo. Simão Pedro e outro aprendiz estavam seguindo Jesus, de longe. Por ser conhecido do bispo, este aprendiz entrou com Jesus no pátio da casa do bispo e sentou-se com os guardas. Estava frio e ele esquentava-se junto à fogueira para acompanhar de perto o que aconteceria. Mas Pedro teve que ficar esperando do lado de fora da porta. O outro aprendiz, que era conhecido do bispo, voltou, falou com a moça encarregada da porta e permitiu Pedro entrar. Olhando fixamente para Pedro, a moça o questionou:

– Você não é um dos aprendizes desse sujeito?

Ele negou:

– Não sou, não.

Pouco depois, enquanto Simão Pedro estava se aquecendo, outra pessoa o notou também e questionou:

– Você não é um dos aprendizes dele?

Ele negou, novamente:

– Já afirmei que não sou.

Cerca de uma hora mais tarde, um dos ajudantes do bispo, parente do homem a que Pedro tinha decepado a orelha, insistiu:

– Me parece que vi você com ele no olival? Certamente você estava com ele, pois o seu sotaque é galileu.

Pedro falou com firmeza e irritação:

– Não sei do que você está falando!

Enquanto ele ainda falava, o galo cantou. Naquele instante, Jesus voltou-se e olhou diretamente para os olhos de Pedro. Então Pedro se lembrou das palavras que Jesus havia dito a ele: “Antes que o galo cante hoje cedo, você vai me negar três vezes”. Arrependido, Pedro saiu do pátio e chorou amargamente. Enquanto isso, os guardas responsáveis por Jesus caçoavam dele. Tapavam seus olhos, davam socos nele e perguntavam:

– Adivinhe, vidente, quem foi que bateu em você agora?

Eles ofendiam Jesus o tempo inteiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *