Sem categoria

Episódio 108

A Ameaça de Herodes; a ordem inversa

RESPOSTA À AMEAÇA DE HERODES. Lc 13:31-35

 

Chegaram alguns religiosos perto de Jesus e recomendaram a ele:

– Vá embora daqui; Herodes quer matar você.

Ele contestou:

– Digam a essa raposa que eu expulso maus espíritos e curo as doenças das pessoas e no terceiro dia concluo. Mas hoje, amanhã e depois de amanhã tenho que seguir o meu caminho, pois um vidente não pode morrer fora de Jerusalém. Oh Jerusalém, que mata videntes e apedreja os que foram enviados a você. Como eu quis juntar os seus filhos, como a galinha recolhe seus pintinhos debaixo de suas asas. Mas você não quis! Por isso, vocês serão abandonados. Acreditem: vocês não vão me ver até o dia em que vão exclamar: “Elogiem o que vem a mando do Senhor”.

 

A ORDEM INVERSA – Lucas 14: 7-24

Ao notar como os convidados escolhiam os lugares de honra à mesa, Jesus contou esta ilustração:

– Quando alguém convidar você para uma festa de casamento, não se apresse em ocupar o lugar de honra, pois pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que você. Se isso acontecer, o dono da festa vai ter de se constranger e pedir que você dê o lugar para a pessoa de mais destaque. Envergonhado, você vai ter que sair do lugar e ocupar um lugar menos importante. Para evitar isso, quando você for convidado, ocupe o lugar menos importante, pois quando vier quem convidou você para a festa, vai dizer a você que passe para um lugar mais importante. Então você será prestigiado na presença de todos os convidados. Pois todo mundo que se exibe será humilhado e o que se humilha será destacado.

Jesus aproveitou para orientar o anfitrião:

– Quando você der uma festa ou jantar, não convide seus amigos, irmãos ou parentes, nem seus vizinhos ricos. Vai ter essa atitude apenas para ser igualmente convidado por eles por educação. Quando der uma festa, convide os pobres, os aleijados, os mancos e os cegos. Eles não têm como retribuir, por isso a retribuição que você receberá será o renascer dos justos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *