Sem categoria

Episódio 61,62

Episódio 61

Morre João Batista

 

JOÃO BATISTA É DECAPITADO – Mateus 14:3-12; Marcos 6:17-29; Lc 9:7-9

O rei Herodes vivia ouvindo o povo falando sobre Jesus e questionava se ele não seria um substituto de João Batista para fazer tantos milagres. João Batista, lembremos, estava preso a pedido de Herodias, esposa de Filipe, irmão de Herodes, com quem tinha um caso.

João Batista vivia denunciando a Herodes:

– Não é permitido que você tenha um caso com a esposa do seu irmão.

Por isso Herodias o detestava e vivia tramando sua morte. Mas não era tão fácil assim, porque Herodes tinha medo da reação do povo, que acreditava que João era um profeta. Por isso ele tinha que proteger João, pois sabia que ele era um homem justo e santo.

Finalmente chegou uma ocasião oportuna. No seu aniversário, Herodes deu uma festa aos seus líderes mais importantes, aos comandantes militares e às principais personalidades da Galileia. A filha de sua amante Herodias dançou e agradou a Herodes e aos convidados. Entusiasmado, o rei disse à jovem:

– Você pode me pedir o que quiser que eu juro que o darei a você de presente, ainda que seja a metade do meu reino.

Contaminada e influenciada por sua mãe, ela pediu:

– Me dê numa bandeja a cabeça de João Batista.

O rei ficou desnorteado, mas, por causa de seu juramento e para não voltar atrás perante os convidados, não negou o pedido da jovem. Imediatamente, Herodes deu orientações a um carrasco para trazer a cabeça de João. O carrasco assim o fez, decapitando João na prisão e levando sua cabeça numa bandeja, a qual ele entregou à jovem que, por sua vez, a repassou à sua mãe.

Ao ouvirem o sucedido, os aprendizes de João vieram, levaram o seu corpo e o enterraram num túmulo. Depois, contaram a Jesus o que tinha acontecido. 

Episódio 62

Herodes quer ver Jesus

 

HERODES QUER VER JESUS – Mateus 14:1,2; Marcos 6:14-16; Lucas 9:7-9

O rei Herodes ouviu falar do que Jesus vinha fazendo, pois o seu nome já tinha ganhado muita fama. Ele ficou muito intrigado quando algumas pessoas começaram a dizer que João Batista estava vivo novamente, que por meio dele grandes milagres estavam sendo feitos, que ele era Elias e ainda que ele era um vidente que ressurgiu.

Herodes intrigou-se ainda mais:

– Não pode ser João, eu o decapitei! Quem é este de quem estavam comentando essas coisas?

Então ele decidiu que precisava muito se encontrar com Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *