Sem categoria

Episódio 68

Episódio 68

A polêmica sobre o Messias

 

POLÊMICA SOBRE O MESSIAS – João 7: 12-53

Havia muitos boatos sobre Jesus. Alguns diziam que ele era um sujeito admirável enquanto outros diziam que ele estava enganando o povo. Mas ninguém falava bem dele em público, com medo dos líderes dos judeus, que o repudiavam.

No meio da festa da Judeia, Jesus foi ao templo e começou a ensinar abertamente. Os judeus ficavam admirados, querendo saber como aquele sujeito havia adquirido tanta instrução sem ter estudado. Jesus explicou:

– O que ensino não são as minhas próprias ideias. Meu ensino vem daquele que me enviou para o planeta Terra. Se alguém decidir realmente fazer a vontade de Deus, descobrirá se meu ensino vem de Dele ou se falo por mim mesmo. Quem fala suas próprias ideias busca a elogios para si mesmo, mas aquele que busca elogios para quem o enviou, este é genuinamente verdadeiro. Moisés não deu a Lei dos Judeus para vocês? Mas nenhum de vocês obedece o que está escrito nela. Por que então vocês querem me matar?

– Você perdeu o juízo – contestou a multidão. – Quem está querendo matar você?

Jesus prosseguiu:

– Quando fiz um milagre no sábado, todos vocês ficaram contrariados. Mas quando Moisés os orientou a fazer a circuncisão[1], vocês passaram a realizá-la no sábado. Vejam bem, se vocês podem cortar o prepúcio de um menino no sábado para que a ordem de Moisés não seja quebrada, por que então vocês me reprovam por curar uma pessoa no sábado? Não critiquem pela aparência, mas pelos fatos.

Então, alguns moradores de Jerusalém questionaram:

– Não é este o sujeito que estão querendo matar? Ele está aqui agora, falando publicamente, e vocês não fazem nada contra ele. Será que as autoridades chegaram à conclusão de que ele é realmente o Cristo? Nós sabemos de onde é este sujeito; quando o Cristo vier, ninguém saberá de onde ele é.

Ainda no pátio do templo, Jesus exclamou:

– Sim, vocês me conhecem e sabem a minha origem. Eu não estou aqui por minha própria vontade, mas pela vontade de quem me enviou para o planeta Terra e é verdadeiro. Vocês não O conhecem, mas eu conheço porque convivi com e fui enviado por Ele para transmitir a mensagem Dele para vocês.

Enfurecidos com suas palavras diretas, eles tentaram prender Jesus, mas não ousavam colocar as mãos nele porque a sua hora ainda não havia chegado. Apesar do tumulto, muitos acreditaram nele e se perguntaram se quando o Cristo viesse faria mais milagres que Jesus.

Quando os religiosos ouviram a multidão fazendo esses comentários sobre ele, enviaram guardas do templo para prendê-lo.

Jesus contestou:

– Agora não. Estou com vocês apenas por um tempo e logo irei voltar para aquele que me enviou para o planeta Terra. Vocês vão procurar por mim, mas não vão me achar; para onde eu vou, vocês não podem ir.

Os judeus comentavam uns aos outros:

– Aonde esse sujeito pretende ir que a gente não poderá achá-lo? Será que ele viajará entre os gregos para ensiná-los?

[1] Embora, de fato, quem orientou a fazer a circuncisão foram os patriarcas, não Moisés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *