Sem categoria

Episódio 18

Episódio 18

Em Nazaré

JESUS NA CAPELA EM NAZARÉ – Lucas 4:16-30

 

Jesus decide ir a Nazaré, cidade em que foi criado. No sábado foi à capela, como era seu costume. Lá ele recebeu das mãos dos fiéis o livro do vidente Isaías, o qual ele abriu ao acaso e leu o que estava escrito:

– O Espírito de Deus está em mim porque Ele me deu o dom especial para anunciar a mensagem aos pobres. Ele me enviou para o planeta Terra para falar sobre liberdade aos presos, recuperar a vista dos cegos, libertar os deprimidos e anunciar que Deus está sempre de boa vontade.

Ao terminar a leitura da Lei dos Judeus, Jesus enrolou o pergaminho, o devolveu ao assistente e se sentou. Todos que estavam na capela olharam abismado para ele. Em seguida, ele comentou:

– Hoje se cumpriu esse trecho que está escrito na Lei dos Judeus que vocês acabaram de ouvir.

Todos os presentes admiravam suas palavras.

– Não é este o filho de José? Não dá nem para acreditar – questionavam eles.

E Jesus os provocou:

– É claro que vocês irão me jogar na cara coisas como: “se pode curar, cure a você mesmo, faça aqui na sua terra o que ouvimos que fez em Cafarnaum. Acreditem: Nenhum vidente é aceito na sua própria terra. Vocês sabiam que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando parou de chover por três anos e meio, ocasionando uma grande fome em toda a Terra?  Mesmo assim, Elias não socorreu nenhuma delas, a não ser a uma viúva de Sarepta, na região de Sidom. Também havia muitos doentes de lepra em Israel no tempo de Eliseu, o vidente, mas nenhum deles foi sarado, a não ser Naamã, o sírio.

Ao ouvir esse relato de Jesus, todo o povo da capela ficou indignado. Fizeram um alvoroço e o levaram até o topo da colina onde a cidade estava construída com o objetivo de atirá-lo precipício abaixo, mas Jesus se esquivou e saiu de Nazaré em direção a Cafarnaum, na região litorânea de Zebulom e Naftali, para que se cumprisse o que estava previsto pelo vidente Isaías:

– Terra de Zebulom e terra de Naftali, em direção ao mar, depois do Jordão, Galileia das nações; o povo que vivia na escuridão viu uma luz irradiante; sobre as pessoas que viviam na terra das desgraças raiou a luz da esperança.

– Chegou a hora – anunciava Jesus pelos caminhos que percorria. – O Reino de Deus está chegando agora. Repensem sobre os deslizes que cometem e observem a mensagem! Mudem, porque o Reino dos céus está chegando.

Por toda aquela região sua fama se espalhou. Ele ensinava nas capelas e todos elogiavam seus atos e ensinos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *