Sem categoria

Episódio 19

Episódio 19

Encontro com a Samaritana

O ENCONTRO DA MULHER SAMARITANA COM JESUS NO POÇO – João 4-1-42

 

Os religiosos ouviram falar o que Jesus estava realizando e que batizava mais seguidores que João, ainda que ele mesmo não batizasse, mas, sim, os seus aprendizes. A partir disso, eles tentaram criar uma rivalidade entre eles. Quando Jesus ficou sabendo dessa intriga, saiu da Judeia e voltou de novo para a Galileia.

Para chegar na Galileia, ele precisava passar por Samaria e por Sicar, perto das terras que Jacó havia dado a seu filho José. Cansado da viagem sob o sol escaldante, Jesus sentou-se à beira de um poço, chamado poço de Jacó. Era por volta de meio-dia. Enquanto Jesus descansava, chegou uma mulher samaritana para tirar água e ele pediu a ela:

– Me dá um pouco de água?

Jesus estava sozinho, pois os seus aprendizes tinham ido à cidade comprar alimento. Contrariada, a mulher samaritana perguntou a Jesus:

– Como o senhor, sendo judeu, pede água para mim, uma samaritana?

Judeus e samaritanos não se davam muito bem, como pode ser notado. E então, Jesus a provocou:

– Se você conhecesse a graça e a bondade infinita de Deus e quem está te pedindo água, você faria o contrário: pediria água para mim e eu daria água viva a você.

Retrucou a mulher:

– Mas o senhor não tem nem balde para tirar a água e o poço é fundo. Como poderia conseguir essa água viva? Por acaso o senhor é mais importante do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo, seus filhos e seu gado beberam?

Jesus insistiu:

– Quem beber desta água vai continuar tendo sede, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede, pelo contrário, virará uma fonte de água jorrando para a vida eterna.

A mulher então cedeu:

– Senhor, me dá dessa água para que eu não tenha mais sede nem precise voltar aqui para tirar água.

Mas ele continuou a testá-la:

– Vai embora, chame o seu marido e volte.

– Não tenho marido – respondeu ela.

E continuou Jesus:

– Na realidade, você já teve cinco maridos e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é a pura verdade.

A mulher ficou espantada com o que Jesus sabia dela:

– Senhor, vejo que você é um vidente. Nossos antepassados adoravam a Deus neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar certo onde se deve adorar.

Ao que Jesus declarou, taxativamente:

– Acredite em mim, mulher: está chegando a hora em que vocês não vão mais adorar o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. Vocês, samaritanos, adoram o Deus que não conhecem. Nós adoramos o Deus que conhecemos, pois o resgate de nossas almas vem dos judeus. Mas não importa, já chegou a hora em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai Deus com a alma. É fundamental que Ele seja adorado de coração,  com genuinidade. Este é o perfil dos adoradores que o Pai procura.

A mulher continua sem entender direito:

– Eu sei que o o Cristo está para vir. Quando ele vier, vai nos explicar tudo isso.

E então, pela primeira vez, Jesus declarou explicitamente:

– Eu sou o Messias! Eu mesmo, o que está falando contigo.

Foi nesse instante que os seus aprendizes voltaram e ficaram surpresos ao encontrá-lo conversando com uma mulher, mas ninguém ousou perguntar o que ele queria ou porque estava conversando com ela.

Deixando o seu jarro no poço, a mulher voltou à cidade e espalhou a notícia ao povo:

– Venham ver um homem que me disse tudo sobre minha vida. Será que ele não pode ser o Cristo?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *