Sem categoria

Episódio 31

Episódio 31

O sábado é um dia igual aos outros

O SÁBADO É UM DIA IGUAL AOS OUTROS – Mateus 12:1-9; Marcos 2:23-28; Lucas 6:1-5

 

Certo sábado, Jesus estava atravessando os campos de trigo. Enquanto caminhavam, seus aprendizes estavam com fome e começaram a colher e debulhar espigas com as mãos, comendo os grãos. Os religiosos, vendo aquilo, criticaram:

– Olha, os seus aprendizes estão fazendo o que não é permitido no sábado.

Jesus retrucou:

– Vocês não leram o que fez Davi quando ele e seus companheiros estavam com fome? Então vou contar para vocês: na época de Abiatar, o grande Bispo, Davi entrou na casa de Deus e comeu os pães da presença, ritual em que apenas os Bispos podiam comer, e ofereceu também aos seus companheiros. Ou vocês não leram na Lei dos Judeus que, no sábado, os Bispos no templo tratam esse dia sem nenhuma culpa?

E continuou a argumentar:

– O sábado foi feito por causa do homem, não o homem por causa do sábado. Eu afirmo a vocês que aqui está o que é maior do que o tempo. Portanto, o Deus-humano é Senhor igualmente do sábado.

Episódio 32

Deve-se fazer o bem no sábado

FAZENDO O BEM NO SÁBADO – Mateus 12:9-14; Marcos 3-1-6; Lucas 6:6-11

 

Noutro sábado, ele entrou na capela e começou a ensinar. Estava ali um homem com a mão direita atrofiada. Os religiosos e os mestres da Lei dos Judeus viviam procurando um motivo para acusar Jesus, por isso observavam seus movimentos atentamente, para ver se ele cometeria algum deslize. Perguntaram, então, a ele:

– É permitido fazer o bem no sábado?

Jesus respondeu a eles:

– Qual de vocês, se tiver uma ovelha e ela cair num buraco no sábado, não vai tirar ela de lá? Quanto mais valioso é um homem do que uma ovelha! Ou seja, é permitido fazer o bem no sábado.

Com ousadia, Jesus ordenou ao homem da mão atrofiada:

– Levante-se e venha para o meio para que todos vejam você.

Jesus continuou a provocá-los:

– O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou permitir a morte?

Mas eles ficaram em silêncio. Olhou para os que estavam à sua volta e eles estavam profundamente constrangidos. Então ele disse ao homem:

– Estenda a sua mão.

Ele estendeu a mão e o homem ficou completamente sarado.

Furiosos, os religiosos saíram e começaram a tramar com os homens de Herodes contra Jesus, pensando em um plano de como poderiam acabar com a vida dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *