Sem categoria

Episódio 37

Episódio 37

O Grande Sermão da montanha

 

Não trair

– Vocês sabem o que está escrito: “Não tenha relação sexual que não seja com a sua companheira”. Mas a nova justiça é superior à antiga: quem olhar para uma mulher com más intenções, já teve um caso com ela no seu íntimo. Portanto, se o seu olho direito fizer você cometer maldades, se desfaça dele. Se a sua mão direita fizer você cometer maldades, se desfaça dela. É melhor perder uma parte do seu corpo do que perder a sua alma. Está prescrito: “Quem repudiar sua esposa deverá dar a ela certidão de divórcio”. Mas em vou além: quem repudiar sua esposa, exceto por imoralidade sexual, faz com que ela se torne imoral, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo ato sexual ilícito.

Falar a verdade sempre

Vocês também ouviram a orientação dada aos seus antepassados: “Não assuma compromisso falsamente, mas faça o que simplesmente prometeu diante de Deus”. Mas eu vou além: não assumam compromisso de jeito nenhum. Nem pelo céu, porque é onde Deus habita; nem pela terra, porque é onde Ele pisa; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. E não assuma compromisso pela sua cabeça, pois você não pode tornar branco ou preto nem um fio de cabelo. Basta o seu Sim e o seu Não.

Fazer o bem e amar

Vocês sabem o que está escrito: “O mal com o mal se paga”. Mas eu digo o contrário: não revidem as atitudes das pessoas más. Se alguém bater na sua face direita, vire o rosto para que ela bata na outra face. E se alguém quiser processar você e levar a sua camisa, deixe que leve também a calça. Se alguém forçar você a caminhar com ele uma milha, ande com ele duas milhas. Dê a quem pede algo a você e não volte as costas a quem lhe pedir algo emprestado. Dê a todos o que pedirem a você e, se alguém tirar o que é seu, não exija que devolva.

Amar até o inimigo

Vocês sabem o que está escrito: “Amarás a tua pessoa íntima e odiarás a teu inimigo”. Mas eu instruo o contrário: amem os seus inimigos e orem pelas pessoas que não os tratam bem. Façam o bem aos que não gostam de vocês e deseje o bem aos que desejam o mal a vocês. Como querem que os outros façam a vocês, façam também vocês a eles. Que merecimento vocês têm se amarem aos que amam vocês? Até os maus-elementos amam aos que os amam. E que merecimento vocês têm se fizerem o bem para quem faz o bem para vocês? Até os maus-elementos agem assim. E que merecimento vocês têm se emprestarem a pessoas que esperam que devolva? Até os maus-elementos emprestam a maus-elementos. Se vocês cumprimentarem apenas os seus amigos, o que estarão fazendo de mais? Até os que não acreditam em Deus fazem isso! Ao contrário, amem os seus inimigos, façam o bem a eles e emprestem a eles sem esperar receber nada de volta. Só assim vocês serão considerados como filhos de seu Pai que está nos céus. Porque Ele faz raiar o Sol sobre os maus e os bons e faz chover sobre os justos e os injustos. Se fizerem assim, a recompensa que terão será grande e vocês serão considerados filhos do Deus que está nos altos, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus. Portanto, sejam perfeitos como o Pai celestial de vocês é perfeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *