Sem categoria

Episódio 52

Episódio 52

Ilustrações

 

A ILUSTRAÇÃO DO TRIGO E DO JOIO – Mateus 13:24-30

Jesus contou outra ilustração:

– O Reino dos céus é parecido com uma pessoa que semeou boa semente em seu campo, mas enquanto todos dormiam, veio o seu adversário e semeou o falso trigo no meio do trigal e foi embora. Quando o trigo brotou e formou espigas, o falso trigo também brotou e cresceu. Os empregados do semeador o questionaram sobre de onde teria vindo o falso trigo, já que ele semeara boas sementes no campo, ao que o semeador respondeu que só poderia ter sido algum inimigo. Assim, os empregados decidem por arrancar o falso trigo e são impedidos pelo semeador, que diz que ao arrancar o falso trigo eles poderiam arrancar junto o trigo bom. Portanto, seria melhor deixar que os trigos cresçam juntos até à colheita quando, então, ele orientaria aos encarregados da colheita que juntassem primeiro o falso trigo e o amarrassem em feixes para ser queimado e só depois, então, juntassem o trigo bom para guardá-lo no celeiro.

A ILUSTRAÇÃO DA SEMENTE DE MOSTARDA – Mateus 13:31,32; Marcos 4:30-32; Lucas 13:18,19

E Jesus continuou a ensinar:

– Com o que podemos comparar o Reino de Deus? Que ilustração podemos usar para descrevê-lo?

E, então, contou outra ilustração:

– O Reino dos céus é como um grão de mostarda que um homem plantou em seu campo. Apesar de ser a menor entre todas as sementes, quando cresce ela se torna uma árvore enorme onde as aves se aninham em seus ramos. O Reino de Deus germina e cresce como uma semente, sem ser percebido. O Reino de Deus é parecido com um homem que joga a semente sobre a terra. Noite e dia, não importa o que ele esteja fazendo, a semente germina e cresce, sem que ele perceba. A terra por si própria produz o grão: primeiro o talo, depois a espiga e, por fim, o grão. Logo que o grão fica maduro, o lavrador o corta porque chegou a colheita.

A ILUSTRAÇÃO DO FERMENTO – Mateus 13:33-34; Lucas 13:20,21

– A que posso comparar o Reino de Deus? O Reino dos céus é como o fermento que uma mulher misturou com uma grande quantidade de farinha, até que toda a massa ficasse fermentada.

MAIS ILUSTRAÇÕES SOBRE O REINO DE DEUS – Mateus 13:34,35; Marcos 4:21-29; Lucas 8:16-18

A luz é para iluminar

Continuou Jesus a ensinar:

– Quem coloca uma lamparina debaixo de uma vasilha ou de uma cama? Por acaso ela não é colocada num lugar alto adequado? Porque não há nada oculto que não será revelado e nada escondido que não será trazido à luz. Quem quiser entender, que entenda!

Somos considerados como consideramos os outros

– Prestem muita atenção no que vocês estão ouvindo. Com a medida com que medirem, vocês também serão medidos, e com mais rigor ainda. Quem tiver muito, ganhará mais; quem tiver pouco, até o pouco que tem lhe será tirado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *