Sem categoria

Episódio 53,54

Episódio 53

 

Explicação da ilustração do trigo e do tesouro escondido

EXPLICANDO A ILUSTRAÇÃO DO TRIGO – Mateus 13:36-43

Depois de contar essas ilustrações, Jesus deixou a multidão e foi para casa. Seus aprendizes se aproximaram dele e pediram para que explicasse a ilustração do falso trigo no campo. Serenamente, Jesus começou a explicar:

– Quem semeou a boa semente é Deus. O campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do Reino. O falso trigo são os filhos do mal e o adversário que o semeia é o diabo. A colheita é o fim desta era e os lavradores da colheita são anjos. Assim como o falso trigo é colhido e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim desta era. Deus enviará seus anjos e eles arrancarão do seu Reino tudo o que causa transtorno à humanidade e todos os que praticam a maldade. Eles jogarão todos esses numa fornalha ardente, onde haverá muita angústia e tristeza. Aí então os justos vão brilhar como o sol no Reino do Pai. Quem quiser entender, que entenda.

Jesus disse ainda:

– O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem encontrou o tesouro e o escondeu de novo. Esperto que era, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo. O Reino dos céus se compara também com um negociante que procura pérolas preciosas. Ao encontrar uma pérola de grande valor, vende tudo o que tem e a compra.

O Reino dos céus pode ainda ser comparado com uma rede que é jogada ao mar e apanha todo tipo de peixes. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, separam os peixes bons em cestos e devolvem ao mar os ruins.

Ao terminar de falar, Jesus perguntou aos aprendizes:

– Vocês entenderam o que eu falei?

– Sim – eles responderam.

E Jesus concluiu:

– Por isso, todo perito da Lei dos Judeus que é instruído quanto ao Reino dos céus se parece com o dono de uma casa que tira de seu tesouro coisas novas e coisas velhas.

Com muitas ilustrações parecidas, Jesus anunciava a mensagem de Deus tanto quanto podiam receber. Não dizia nada a eles sem usar alguma ilustração. Depois, quando estava a sós com os seus aprendizes, ele lhes explicava tudo. Tudo isso para que se cumprisse a previsão do vidente de que ele ensinaria usando ilustrações e diria coisas ocultas da fundação do mundo.

Episódio 54

Abandonando tudo

 

QUEM QUISER SEGUIR JESUS, DEVE DEIXAR TUDO – Mateus 8:18-22

Era tardezinha quando Jesus percebeu que a multidão estava ficando grande demais e recomendou aos seus aprendizes:

– Vamos atravessar para o outro lado do mar.

Nisso, um perito da Lei dos Judeus aproximou-se e disse:

– Mestre, eu vou segui-lo a qualquer lugar que você for.

Jesus o advertiu:

– As raposas têm suas tocas e as aves têm seus ninhos, mas o Deus-humano não tem onde dormir. Pense bem.

Outro aprendiz pediu a ele:

– Senhor, deixa-me primeiro ir fazer o enterro de meu pai.

E Jesus o instruiu:

– Siga-me agora e deixe que as pessoas espiritualmente mortas enterrem seus próprios mortos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *