Sem categoria

Episódio 2

Episódio 2

Lucas narra a história, depoimento de João Batista

CARTA DE LUCAS A TEÓFILO CONTANDO A HISTÓRIA DE JESUS – Lucas 1:5-25

Muita gente já se dedicou a contar como o Deus-humano viveu na terra. Elas contaram a partir de narrativas que ouviram das pessoas que estavam presentes desde o começo da história e eram seus seguidores.

Eu fiz diferente: pesquisei tudo detalhadamente, desde o começo de sua vida. Decidi então escrever uma história bem organizada, amigo Teófilo. O objetivo é que você tenha a convicção das coisas que foram narradas.

Assim aconteceram as coisas:

O DEPOIMENTO DE JOÃO BATISTA

João Batista já sabia da preexistência do o Deus-humano e começou a despertar as pessoas para sua importância. Ele vivia divulgando:

– Vocês se lembram: é sobre este que eu vivo falando: aquele que vem depois de mim e é mais importante do que eu, pois ele já existia há muito antes de mim. Todos nós tivemos a oportunidade de viver a sua generosidade!

João veio para testemunhar a luz, para que por meio dele todo o mundo pudesse acreditar em quem viria após ele. Mas João não era a luz, ele era sua testemunha. A verdadeira luz acabava de chegar ao mundo, a luz que a tudo iluminaria.

A CHEGADA DE JOÃO BATISTA É ANUNCIADA – Lucas 1:5-25

Herodes era o rei de um pequeno país chamado Judeia, onde hoje está localizado Israel. Contemporâneo a Herodes havia também um líder religioso do grupo Abias chamado Zacarias, casado com Isabel, oriunda da família de Arão. Esse casal era considerado justo por Deus, pois obedecia aos seus ensinos e valores. Eles não tinham filhos porque ambos eram velhos. Certa vez, enquanto eles estavam se dedicando aos ritos de sua comunidade, Zacarias, no posto de líder religioso, foi escolhido por sorteio, como era costume da época, para entrar no santuário de Deus e oferecer incenso. Enquanto ele estava no santuário, o povo orava do lado de fora. De repente, um anjo do Senhor apareceu do lado direito do altar. Ao ver o anjo, Zacarias ficou espantado e com medo.

O anjo percebeu seu medo e o acalmou:

– Não tenha medo, Zacarias, sua oração foi ouvida. Sua esposa Isabel terá um filho. Dê a ele o nome de João. Ele trará a vocês muito prazer e alegria. Muitos se alegrarão com seu nascimento, pois ele será grandioso para Deus. Ele será muito diferente porque estará cheio do Espírito Santo bem antes de nascer. Assim ele trará muita gente do povo de Israel de volta a Deus. Ele está escalado para vir à frente do Deus-humano. Guiado pelo espírito e poder de Elias, Ele ensinará as pessoas a amarem e respeitarem a Deus, como o fazem com seus pais. Além disso, João preparará as pessoas para acolherem bem o Deus-humano.

Zacarias continuou inseguro e perguntou ao anjo:

– O que me levaria a crer nisso? Eu e minha mulher somos velhos demais para ter filhos.

Ao que o anjo respondeu a Zacarias:

– Sou o anjo Gabriel, que vive sempre na presença de Deus. Foi Ele que me enviou para o planeta Terra para comunicar esta mensagem a você. E agora você ficará mudo. Não poderá falar até o dia em que a criança nascer porque não acreditou em minhas palavras, que se cumprirão no tempo certo.

Enquanto tudo isso acontecia dentro do santuário, o povo esperava por Zacarias, estranhando sua demora. Em seguida, Zacarias saiu, mas sem poder falar nada. Todos perceberam, então, que ele havia visto algo fenomenal lá dentro, algo que o emudeceu. Quando, então, terminou suas obrigações religiosas, Zacarias voltou para casa.

Passado algum tempo, sua esposa Isabel engravidou e durante cinco meses ficou sem aparecer em público.

– O Senhor fez isto por minha causa- disse ela. -Ele é tão bom por me dar um filho na minha velhice.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *