Sem categoria

Episódio 4

Episódio 4

Nascimento de Joao Batista

 O NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA – Lucas 1:57-80

Quando completou o tempo de Isabel dar à luz, nasceu o menino. Seus vizinhos e parentes, ouvindo falar do grande carinho que Deus tinha demonstrado por ela, foram visitá-la para comemorar o nascimento profetizado pelo anjo Gabriel.

Após oito dias do nascimento, como era (e ainda é) comum entre judeus, os pais do recém-nascido realizaram o ritual de circuncisão. Nesse dia, todos os presentes supuseram que o menino seria chamado de Zacarias, como seu pai, mas Isabel não concordou:

– Ele se chama João.

As pessoas presentes não entenderam essa decisão, já que não havia ninguém na família de Zacarias ou de Isabel com esse nome. Assim, desconfiadas, se dirigiram a Zacarias para saberem se ele concordava com aquele nome. Como estava mudo, Zacarias pediu, por meio de gestos, uma tábua de madeira na qual, para a admiração de todos, escreveu o mesmo dito por Isabel: João.

Nesse momento, imediatamente sua língua se soltou e ele voltou a falar, ficando muito feliz e dando graças a Deus.

Todos os presentes ficaram espantados e espalharam por toda a região montanhosa da Judeia o que tinha acontecido com essa família. Todos os que ouviam falar desse acontecimento ficavam admirados e se perguntavam o que estaria destinado a esse menino, já que estava claro que Deus estava muito presente nele.

Inspirado pelo Espírito Santo, seu pai, Zacarias, previu que o Deus de Israel seria engrandecido, porque ele veio visitar e libertar o seu povo:

– Deus nos livrará do mal de forma surpreendente. Nos tempos antigos, ele estava com a família real de Davi e falava por meio de seus santos videntes, nos livrando de nossos inimigos e da má influência de todos os que nos odiavam. Tudo para nos mostrar o carinho que Ele, desde nossos antepassados, desde o juramento feito a nosso pai Abraão, tem traçado: o de nos livrar da má influência de nossos inimigos para que possamos nos relacionar e conviver com Ele sem medo, em santidade e justiça, todos os dias. E você, meu filhinho, você será chamado de vidente do Deus poderoso, porque estará à frente do Deus-humano para preparar o caminho pelo qual ele passará. Com a chegada do Deus-humano, todos aprenderam como salvarem-se de si mesmos, corrigindo os erros pelo perdão e recebendo o enorme carinho de nosso Deus. Do alto, uma estrela brilhará sobre todos os que vivem na escuridão e na sombra de uma vida sem graça, guiando nossos pés na trilha da harmonia entre todos.

Com o tempo, o menino João foi crescendo saudável e robusto. Ele passou a viver solitário no deserto, onde crescia sempre seu amor a Deus. Assim, aos poucos, quando o momento oportuno foi se aproximando, ele começou a se apresentar ao povo de Israel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *