Sem categoria

Episódio 5

Episódio 5

Desentendimento entre Maria e Jose e seguem para Belém

MARIA E JOSÉ SE DESENTENDEM – Mateus 1:18-25

Maria estava prometida em casamento a José. Como, então, ainda não haviam se casado, eles viviam em casas separadas. Contudo, antes do casamento acontecer, Maria ficou grávida, naquele evento em que recebeu a visita do anjo Gabriel. José, seu noivo, era um homem que fazia o bem e vivia moralmente. Por não querer que Maria passasse vergonha perante as pessoas quando elas descobrissem sua gravidez sem casamento, ele pensou em romper com ela sem que ninguém ficasse sabendo. Enquanto cogitava isso, um anjo de Deus apareceu a José num sonho e o instruiu:

– José, filho de Davi, não desconfie e receba Maria como sua esposa. A criança que ela está gestando foi gerada pelo Espírito Santo. Ela dará à luz um menino; coloque nele o nome de Jesus, pois ele livrará o seu povo de seus comportamentos errados.

José acordou conformado. Ele conhecia a profecia de que uma virgem daria à luz um filho e o chamariam de Emanuel, que significa “Deus vive dentro da gente.” Assim, fez do jeito que o anjo o instruiu: recebeu Maria como sua esposa e a levou para sua casa. O casal manteve-se sem relações sexuais durante toda a gestação do Deus-humano.

Em direção a Belém

JESUS NASCE – Lucas 2:1-7

 

Enquanto José e Maria esperavam o menino nascer, César Augusto mandou fazer um censo de toda a nação. Esse censo foi feito quando Quirino era governador da Síria. Isso tornou obrigatório que todos os cidadãos voltassem para a sua cidade natal para se inscrever. Para cumprir essa obrigação, José, levando Maria consigo, saiu de Nazaré da Galileia em direção a uma região da Judeia, parando num lugarejo chamado Belém, a cidade do rei Davi.

Chegando lá, o casal teve que ficar numa estrebaria, pois todas as hospedarias estavam lotadas. Lá, Maria deu à luz a seu primeiro filho. Carinhosamente, ela o envolveu em panos e o colocou num cocho para se aquecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *