Sem categoria

Episódio 8

Episódio 8:

De Belém ao Egito e o retorno à Galileia, O Deus-Humano é presenteado

A FAMÍLIA DE JESUS FOGE PARA O EGITO E DEPOIS RETORNAM A NAZARÉ – Mateus 2-13-23; Lucas 2:39,40

 

Depois que os astrólogos foram embora, um anjo de Deus apareceu a José em sonho e o orientou:

– Acorde, pegue o menino e a sua mãe e fuja para o Egito. Fique por lá até que eu avise. Fique alerta: Herodes procurará o menino para matá-lo.

Embora fosse tarde da noite, José não hesitou, pegou o Jesus e Maria e juntos partiram para o Egito. Tudo isso aconteceu conforme previsto por meio do vidente Oséias, a quem Deus disse:

– Lá do Egito eu chamei o meu filho.

Quando Herodes percebeu que tinha sido enganado pelos astrólogos, ficou atacado e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo em Belém e nas redondezas, o que prova que ele acreditara na informação recebida pelos astrólogos de que a estrela aparecera pela primeira vez há dois anos.

Essa ação de Herodes havia sido prevista por Jeremias.

Depois que Herodes morreu tragicamente, um anjo de Deus apareceu novamente em sonho a José, que já estava no Egito, e avisou a ele:

– Acorde, pegue o menino e sua mãe e vá embora para a terra de Israel, porque as pessoas que tentaram tirar a vida do menino já morreram.

José acordou, pegou o Jesus e Maria e partiu de volta com eles para Nazaré, na Galileia, em Israel, seu país.

JESUS É PRESENTEADO NO TEMPLO – Lucas 2: 22-39

Ao completar o tempo do ritual de purificação de oito dias após o nascimento, como mandava a Lei dos Judeus, José e Maria levaram o menino até a grande cidade de Jerusalém para que ele fosse consagrado a Deus e para cumprir o que está escrito na Torá, o livro sagrado do judaísmo, que institui que todo primeiro filho do sexo masculino deve ser consagrado a Deus. Na sequência, ainda segundo o livro sagrado, era oferecido como sacrifício um par de rolinhas ou de pombinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *