Sem categoria

Episódio 163

Episódio 163

Os líderes se precaveem; Jesus aparece

OS LÍDERES SE PRECAVEEM – Mateus 28:11-15

 

Enquanto Maria Madalena e Maria, além de outras mulheres que as seguiam, estavam a caminho do lugar onde estavam os aprendizes, alguns dos guardas foram à cidade e contaram aos cardeais tudo o que tinha acontecido. Quando os cardeais se reuniram com os sábios, elaboram juntos um plano. Deram aos soldados uma grande soma de dinheiro, instruindo a eles que mentissem e dissessem que os aprendizes de Jesus roubaram o seu corpo durante a noite, enquanto estavam dormindo. Prometeram que se essa notícia chegar aos ouvidos do governador, eles explicariam tudo a ele e livrariam os soldados de qualquer complicação. Assim, os soldados receberam o dinheiro e fizeram como tinham sido instruídos e esta versão perdurou entre os judeus até o dia de hoje.

JESUS APARECE NO CAMINHO A EMAÚS – Marcos 16:12,13; Lucas 24:13-33

 

Naquele mesmo dia, dois de seus aprendizes estavam indo para um povoado chamado Emaús, perto de Jerusalém. No caminho, conversavam sobre tudo o que tinha acontecido. Enquanto conversavam e discutiam um com o outro, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles, mas eles não conseguiram reconhecer de imediato que era Jesus. Então Jesus os questionou:

– Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham?

Eles pararam por um momento, com as feições entristecidas. Um deles, chamado Cléopas, perguntou a ele:

– Você é o único visitante em Jerusalém a não saber das coisas que ali aconteceram nesses dias?

– Que coisas? – ele perguntou.

– O que aconteceu com Jesus de Nazaré – eles responderam. – Ele era um vidente, poderoso em palavras e em realizações diante de Deus e de todo o povo. Os cardeais e as nossas autoridades o condenaram e mataram ele numa estaca; nós tínhamos a esperança que ele é quem iria trazer o resgate a Israel. Hoje já é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu. Algumas mulheres nos deram um susto hoje. Foram de manhã bem cedo ao túmulo e não acharam o corpo dele. Voltaram e nos contaram que tinham tido uma visão de anjos, e os anjos disseram que ele está vivo. Alguns dos nossos companheiros foram ao túmulo e encontraram tudo exatamente como as mulheres reportaram, mas não viram Jesus. Jesus disse a eles:

– Como vocês custam a entender e como demoram a acreditar em tudo o que os videntes falaram! Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para se manifestar na sua glória?

E, começando por Moisés e todos os videntes, explicou a eles o que constava sobre ele em toda a Lei dos Judeus. Ao se aproximarem do povoado para o qual estavam indo, Jesus fez como quem ia continuar, mas eles insistiram muito com ele:

– Fique com a gente, pois já está anoitecendo e o dia já está quase findando.

Ele concordou e ficou com eles, sentou-se à mesa com eles, tomou o pão, agradeceu a Deus, partiu e deu a eles. Imediatamente os olhos deles foram abertos e reconheceram Jesus. Em seguida, Jesus desapareceu da vista deles. Perguntaram-se um ao outro:

– Não estavam ardendo os nossos corações enquanto ele nos falava no caminho e explicava a Lei dos Judeus para gente?

Decidiram voltar imediatamente para Jerusalém. Ali encontraram os onze aprendizes e os que estavam com eles reunidos. Relataram o que tinha acontecido a eles, como eles tinham reconhecido Jesus na divisão do pão, mas eles também não acreditaram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *