Entrada triunfal em Jerusalém
JESUS ENTRA EM JERUSALÉM – Mateus 21:1-11; Marcos 11:1-11; Lucas 19:28-44; João 12:12-19
No dia seguinte, Jesus decidiu ir a Jerusalém com os seus aprendizes. Quando se aproximaram da cidade, em Betfagé, no Monte das Oliveiras, Jesus mandou ir na frente dois aprendizes, recomendando a eles:
– Vão ao povoado aqui perto; lá vocês encontrarão um jumentinho amarrado que ainda não foi montado. Desamarrem e tragam ele para mim. Se alguém perguntar alguma coisa a vocês, digam apenas que o mestre precisa dele e que logo vão devolvê-lo.
Eles foram e encontraram um jumentinho na rua, amarrado a um portão. Enquanto o desamarravam, alguns dos que ali estavam perguntaram o que eles pretendiam fazer desamarrando aquele jumentinho. Os aprendizes fizeram exatamente como Jesus tinha orientado a eles e os donos concordaram. Então eles levaram o jumentinho, o arriaram com suas roupas e Jesus montou nele. E assim se realizou a previsão: “Não tenhas medo, ó Filha de Sião; olha, o teu rei está vindo, montado num jumentinho”. A multidão que estava com Jesus quando Lázaro saiu do túmulo e renasceu continuou a espalhar o fato. Muitas pessoas, por terem ouvido falar que ele tinha realizado aquele grande milagre, foram ao seu encontro. Os religiosos comentavam uns com os outros:
– Vejam, não conseguimos nada. Olhem como todo mundo vai atrás dele!
Uma multidão estendia seus mantos pelo caminho, outra cortava ramos de árvores e espalhavam pelo caminho onde Jesus passava. Quando ele já estava perto da descida do Monte das Oliveiras, a multidão de seguidores começou a agradecer a Deus alegremente, em alta voz, por todos os milagres que tinham visto. Exclamavam: “Viva o Rei! Engrandecido é aquele que vem em nome do Senhor! Engrandecido é o Reino que está chegando de nosso pai Davi! Engrandecido é o Rei de Israel!”.
Alguns dos religiosos que estavam no meio da multidão reclamaram a Jesus:
– Mestre, oriente os seus seguidores para que parem de falar isso!
– Não adianta, – respondeu ele – se eles se calarem, as pedras vão falar.
Quando chegou perto da entrada de Jerusalém, Jesus chorou por causa de sua situação e lamentou:
– Se vocês entendessem o significado desse dia e conhecessem aquele que traz a paz! Mas isso está oculto aos teus olhos. Virão os dias em que os seus inimigos vão construir trincheiras contra vocês e vão rodear e apertar o cerco de todos os lados. Vão derrotar vocês, junto com todos que estão dentro dos seus muros. Vão derrubar tudo, porque não reconheceram o tempo em que Deus visitou você, Israel.
Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade se agitou e questionou:
– Quem é esse sujeito?
A multidão respondia:
– Este é Jesus, o vidente de Nazaré da Galileia.
Jesus entrou em Jerusalém e dirigiu-se ao templo junto aos seus aprendizes. Como já era tarde, depois ele partiu para Betânia com os doze aprendizes.