Sem categoria

Episódio 130

A ilustração dos dois filhos; a ilustração da vinha

 

A ILUSTRAÇÃO DOS DOIS FILHOS – Mateus 21:28-32

Jesus começou a falar usando ilustrações.

– O que acham dessa situação? Existia um pai que tinha dois filhos. Ele disse ao filho mais velho que fosse trabalhar no vinhedo. O filho o contestou, mas depois mudou de ideia e foi. O pai chegou ao outro filho, o mais novo, e disse a mesma coisa. Ele respondeu com um “sim, senhor”, mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai?

– O primeiro – responderam eles.

Jesus explicou o que ele queria dizer:

– Acreditem: os malfeitores e as prostitutas que mudaram de vida vão entrar no Reino de Deus antes de vocês. João veio para mostrar o caminho da correção para vocês, mas vocês não acreditaram nele. Os malfeitores e as prostitutas mudaram de rumo, entretanto, vocês, mesmo depois de verem tantos milagres, não mudam de vida porque não acreditam.

 

A ILUSTRAÇÃO DA VINHA – Mateus 21:33-46; Marcos 12:1-12; Lucas 20:9-19

– Escutem outra ilustração: um fazendeiro plantou um vinhedo, colocou uma cerca ao redor dele, cavou um tanque para prensar as uvas e construiu uma torre para o vigia. Depois, arrendou a vinha a alguns lavradores com o direito de receber parte da colheita e foi fazer uma viagem ao exterior. Ao chegar à época da colheita, o fazendeiro mandou seus representantes aos meeiros para receber a sua parte, mas os meeiros atacaram seus representantes: espancaram uns, mataram outros e mandaram outros embora de mãos vazias. Então o fazendeiro enviou um outro grupo de representantes e os lavradores os trataram da mesma forma. Então ele decidiu que mandaria seu próprio filho para que assim, quem sabe os meeiros respeitassem e entregassem sua parte. Mas quando os lavradores viram o filho do fazendeiro, cogitaram entre si que ele era o herdeiro e que seria melhor tirar a sua vida e ficar com sua herança. Então eles o mataram e jogaram para fora da vinha.

Jesus, então, questionou diretamente aos líderes judeus:

– Quando for a vez do dono do vinhedo ir, o que vocês acreditam que ele fará com aqueles lavradores?

Eles responderam, sem titubear:

– Ele matará esses perversos de forma impiedosa e arrendará o vinhedo a outros lavradores, de preferência honestos, que deem a ele sua parte da colheita.

Jesus perguntou a eles:

– Vocês nunca leram nas Leis dos Judeus? A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra principal; o Senhor Deus fez isto e é notável aos olhos humanos.

Jesus, então, olhou fixamente para eles e perguntou:

– Qual é o significado do que está escrito? “A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra principal”. Eu afirmo que o Reino de Deus vai ser tirado de vocês e dado a um povo que dê valor a esse Reino. Isto não é formidável? Quem cair sobre essa pedra será despedaçado e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó. Ou seja, o Reino de Deus será tirado de vocês porque vocês não dão valor a esse Reino.

Quando os bispos e os religiosos ouviram Jesus, compreenderam que ele estava se referindo a eles diretamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *