Sem categoria

Episódio 142

Preparativos para a páscoa; Jesus lava os pés dos aprendizes

OS PREPARATIVOS PARA A PÁSCOA – Mateus 26:17-19; Marcos 14:12-16; Lucas 22:7-13

 

No primeiro dia da Páscoa, os aprendizes de Jesus perguntaram a ele onde ele queria que eles preparassem a refeição da Páscoa. Então ele instruiu dois de seus aprendizes, Pedro e João:

– Entrem na cidade e um homem carregando um pote de água virá ao encontro de vocês. Sigam ele até chegar em uma casa. Digam ao dono da casa que o mestre pergunta onde é o salão de hóspedes em que ele poderá celebrar a Páscoa com seus aprendizes. Ele mostrará a vocês uma ampla sala no andar superior, mobiliada e pronta. Façam ali os preparativos para nós.

Os aprendizes partiram, entraram na cidade e encontraram as coisas exatamente como Jesus tinha dito a eles. E prepararam a Páscoa.

JESUS LAVA OS PÉS DOS SEUS APRENDIZES – João 13:1-20

 

Ao entardecer do dia da Páscoa, Jesus sabia que aquela era a última noite dele no planeta Terra antes de voltar para o seu Pai Celestial. O jantar estava sendo servido. O Diabo já tinha induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, para ele executar o seu plano de trair Jesus. Jesus sabia que o Pai Celestial tinha colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que ele viera de Deus e estava para voltar para Deus. Ah, como ele amava os seus aprendizes! Jesus levantou-se da mesa, tirou sua capa e enrolou uma toalha em volta da cintura. Em seguida, encheu uma bacia de água e começou a lavar os pés dos seus aprendizes, enxugando com a toalha que estava em volta de sua cintura. Quando chegou a vez de Simão Pedro, ele reclamou:

– Senhor, você vai lavar os meus pés?

Jesus explicou:

– Você não vai entender agora o que estou fazendo com você; mas, mais tarde, entenderá.

Pedro retrucou:

– Não; você nunca vai lavar os meus pés.

Jesus respondeu:

– Se eu não lavar os seus pés, você não fará parte de mim.

Simão Pedro concordou:

– Então, Senhor, não lave apenas os meus pés, mas também as minhas mãos e a minha cabeça!

Jesus esclareceu:

– Quem já está limpo precisa apenas lavar os pés para que todo o seu corpo fique limpo. Vocês estão limpos, mas nem todos.

Ele sabia quem iria trai-lo e por isso insinuou que nem todos estavam limpos.

Quando terminou de lavar os pés dos aprendizes, Jesus vestiu sua manta novamente, voltou ao seu lugar e perguntou:

– Então, vocês entendem o que eu fiz com vocês? Vocês me chamam mestre e Senhor. Pois bem, se eu, sendo Senhor e mestre de vocês, lavei os seus pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu dei um exemplo de humildade para que vocês o sigam. Asseguro a vocês que nenhum empregado é maior do que o seu patrão, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o contratou. Sabendo agora dessas coisas, vocês serão bem-sucedidos se praticarem esses princípios em suas vidas. Não estou me referindo a todos vocês; conheço os que escolhi. Mas isto acontece para cumprir a Lei dos Judeus: “aquele que come comigo premedita contra mim”. Estou contando essas coisas a vocês antes que aconteçam, para que, quando acontecerem, vocês acreditem que Eu Sou. Eu garanto a vocês: quem receber o Espírito Santo que eu enviar, receberá a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou para o planeta Terra.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *