Ilustração da figueira estéril; cura da mulher aleijada
ILUSTRAÇÃO DA FIGUEIRA ESTÉRIL – Lucas 13:6-9
Jesus então contou esta ilustração a eles:
– Um homem tinha uma figueira plantada em seu vinhedo. Ele ia sempre colher fruto nela, mas não achava nada. Então disse aos que cuidavam do vinhedo: “Já faz três anos que venho colher fruto nesta figueira e ela não produz nada. É melhor cortá-la do que deixar que ela estrague a terra”. O empregado dele o contestou: “Patrão, deixe a figueira viva por mais um ano que eu vou cuidar melhor dela, vou cavar ao redor e adubar. Se ela der fruto no ano que vem, ótimo! Se não, nós a cortamos”.
A CURA DA MULHER ALEIJADA – Lucas 13-10-17
Num certo sábado, Jesus estava ensinando numa das capelas. Estava ali uma mulher que tinha uma doença que a deixara encurvada há dezoito anos. Comovido, Jesus a chamou à frente e ordenou:
– Mulher, você está livre da sua doença.
Então ele pôs as suas mãos sobre a cabeça dela e ela imediatamente se endireitou e começou a agradecer a Deus. Indignado porque Jesus curou no sábado, o dirigente da capela instruiu ao povo:
– Há seis dias em que se deve trabalhar. Por que os doentes não vêm para ser curados nesses dias e não no sábado?
Jesus o contestou:
– Fingido! Vocês não desamarram no sábado o seu boi ou jumento do estábulo e o leva para dar água na lagoa? Por que então esta mulher, uma filha de Abraão a quem o Diabo mantinha presa por dezoito longos anos, não deveria ser libertada do incômodo que a atormentava no dia de sábado? Ao dizer isso, todos os seus oponentes se constrangiam, mas o povo se encantava ainda mais com todas as maravilhas que ele realizava.