Sem categoria

Episódio 60

Episódio 60

 

Os aprendizes são enviados e orientações

OS DOZE APRENDIZES SÃO ENVIADOS COM UMA MISSÃO – Mateus 10:5-16; Marcos 6:7-12; Lucas 9:1-6

Reunindo os doze aprendizes, Jesus teve uma conversa com eles na qual concedeu a eles o poder e a autoridade para repelir todos os tipos de maus espíritos e curar doenças. Recomendou também que saíssem de dois em dois para anunciar a mensagem do Reino de Deus e para curar os doentes. Estas foram as suas instruções:

– Não se dirijam aos descrentes, nem entrem em cidade alguma dos samaritanos. Ao contrário, dirijam-se às ovelhas perdidas de Israel. Por onde forem, digam que o Reino dos céus está chegando agora. Curem os doentes, façam os mortos viverem, purifiquem os leprosos, repilam os maus espíritos. Vocês receberam esse poder de graça; deem também de graça. Não levem recursos financeiros em seus cintos e nem alimentos. Não levem nada pelo caminho, a não ser uma bengala. Calcem sandálias, mas não levem roupa extra. Na cidade ou povoado em que entrarem, procurem alguém amável e fiquem em sua casa até partirem. Ao entrarem na casa, cumprimentem amavelmente a todos. Se a casa for de confiança e receber vocês bem, transmita a paz de vocês para a família; se não for, recolham a paz para vocês. Se alguém não receber vocês e nem ouvir a sua mensagem, não deem importância: sacudam a poeira dos seus pés, quando saírem daquela casa ou cidade. Não deem a mínima. Acreditem: no dia do julgamento haverá menor rigor para Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade. Eu estou enviando vocês como ovelhas inocentes entre lobos. Portanto, sejam espertos como as cobras e simples como as pombas.

Jesus continuou:

– Tenham precaução com as pessoas; elas denunciarão vocês nos tribunais e os maltratarão nas capelas. Por minha causa vocês terão que se apresentarem aos governadores e reis para falar a mensagem a eles e aos estrangeiros. Quando forem presos, não premeditem o que dirão a seus ouvintes. Vocês receberão inspiração naquele momento, pois não serão vocês que falarão, mas o Espírito do Pai por intermédio de vocês. Nessa ocasião, um irmão denunciará à morte o seu irmão e o pai, o seu filho; filhos ficarão rebeldes contra seus pais e os matarão. Todos irão detestá-los por minha causa, mas quem aguentar até o fim vencerá. Quando forem perseguidos num lugar, fujam para outro. Garanto que vocês não irão percorrer todas as cidades de Israel antes de me encontrarem. O aprendiz não está acima do seu mestre, nem o empregado acima do seu chefe, mas basta que o aprendiz seja como o seu mestre e o empregado como o seu chefe. Se subestimam o chefe da casa, quanto mais os membros da sua família!

E então Jesus passou a reconfortá-los:

– Mas não tenham medo dos que ameaçam vocês. Não há nada escondido que não será revelado, nem oculto que não acabará sendo conhecido. O que eu falo a vocês às escondidas, falem abertamente à luz do dia; o que sussurro em seus ouvidos, anunciem bem alto nos telhados. Não tenham medo dos que matam o corpo, eles não podem matar a alma. Ao contrário, tenham medo dos que podem destruir tanto a alma como o corpo. Dois pardais não são vendidos por uma moedinha? Mesmo sem valor, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Por isso, insisto para que não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais! Quem me reconhecer em público será reconhecido por mim para que meu Pai que está nos céus o reconheça. Mas quem me negar para as pessoas, também será negado por mim e para o meu Pai que está nos céus.

E, então, Jesus conta a que veio:

– Não se iludam que eu vim trazer paz à terra; eu não vim trazer paz, mas discussão. Por minha causa o filho vai ficar contra o seu pai, a filha contra a sua mãe, a nora contra a sua sogra. Os inimigos vão estar dentro da sua própria casa. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não merece a minha confiança; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim também não merece a minha confiança. Seus familiares serão os seus próprios opositores. Quem não aceita carregar o seu fardo para me seguir, não merece a minha confiança. Quem se agarra à sua vida, ao seu prazer, vai acabar perdendo o melhor dela; quem se desprender da sua vida, do seu prazer, por minha causa, acabará a encontrando. As pessoas que recebem bem vocês, recebem bem a mim mesmo; e quem me recebe, recebe quem me enviou para o planeta Terra. Quem recebe um vidente, porque ele é vidente, receberá a recompensa própria de vidente; quem recebe um justo, porque ele é justo, receberá a recompensa própria de justo. Se uma pessoa der nem que seja apenas um copo de água fresca a um desprovido por ser meu aprendiz, eu asseguro a vocês que ela será recompensada.

Ao concluir as instruções aos seus aprendizes, todos partiram para ensinar e anunciar a mensagem para que todos pudessem mudar de vida. Iam de povoado em povoado curando os doentes e tirando os espíritos maus, ungindo-os com óleo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *