Sem categoria

Episódio 77

Episódio 77

 

A tradição dos religiosos

AS TRADIÇÕES DOS RELIGIOSOS – Mateus 15:1-9; Marcos 7:1-13

Certo dia, alguns líderes religiosos e escritores vieram de Jerusalém para se encontrar com Jesus. Eles notaram então que alguns dos seus aprendizes comiam com as mãos impuras, isto é, sem lavar, o que para eles era uma falta de cerimônia com a tradição dos antigos de não comer sem lavar as mãos, bem como não comem sem antes se lavar quando chegar da rua, lavar bem os copos, jarros e vasilhas de metal, entre outras.

Intrigados, os líderes religiosos questionaram Jesus:

– Por que os seus aprendizes não se comportam de acordo com a tradição dos nossos antigos e não lavam as mãos antes de comer?

Jesus explicou:

– Seus fingidos! Bem que previu Isaías sobre vocês: “Este povo me elogia com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Perdem o tempo em me adorar, mas seus ensinamentos não passam de regras feitas por seres humanos. Vocês não dão a mínima às orientações principais de Deus, encontram sempre uma boa desculpa para pôr de lado as orientações Dele, mas se apegam às suas próprias tradições. Por exemplo, Moisés disse: “Honra teu pai e tua mãe. Quem maltratar seu pai ou sua mãe será condenado à morte”. Mas vocês negam e afirmam que se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: “Infelizmente eu não posso ajudar vocês porque já dei de oferta no templo”. Assim, vocês desobrigam o filho de qualquer dever para com seu pai ou sua mãe. Ou seja, vocês anulam a orientação de Deus para proteger a tradição que vocês mesmos criaram. Esso é apenas um exemplo. Bem que Isaías previu sobre vocês: “Este povo afirma que me honra, mas a sua mente está bem longe de mim A sua adoração não vale nada, porque ensinam e praticam obrigações elaboradas por vocês mesmos e não por Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *