Episódio 31
O sábado é um dia igual aos outros
O SÁBADO É UM DIA IGUAL AOS OUTROS – Mateus 12:1-9; Marcos 2:23-28; Lucas 6:1-5
Certo sábado, Jesus estava atravessando os campos de trigo. Enquanto caminhavam, seus aprendizes estavam com fome e começaram a colher e debulhar espigas com as mãos, comendo os grãos. Os religiosos, vendo aquilo, criticaram:
– Olha, os seus aprendizes estão fazendo o que não é permitido no sábado.
Jesus retrucou:
– Vocês não leram o que fez Davi quando ele e seus companheiros estavam com fome? Então vou contar para vocês: na época de Abiatar, o grande Bispo, Davi entrou na casa de Deus e comeu os pães da presença, ritual em que apenas os Bispos podiam comer, e ofereceu também aos seus companheiros. Ou vocês não leram na Lei dos Judeus que, no sábado, os Bispos no templo tratam esse dia sem nenhuma culpa?
E continuou a argumentar:
– O sábado foi feito por causa do homem, não o homem por causa do sábado. Eu afirmo a vocês que aqui está o que é maior do que o tempo. Portanto, o Deus-humano é Senhor igualmente do sábado.
Episódio 32
Deve-se fazer o bem no sábado
FAZENDO O BEM NO SÁBADO – Mateus 12:9-14; Marcos 3-1-6; Lucas 6:6-11
Noutro sábado, ele entrou na capela e começou a ensinar. Estava ali um homem com a mão direita atrofiada. Os religiosos e os mestres da Lei dos Judeus viviam procurando um motivo para acusar Jesus, por isso observavam seus movimentos atentamente, para ver se ele cometeria algum deslize. Perguntaram, então, a ele:
– É permitido fazer o bem no sábado?
Jesus respondeu a eles:
– Qual de vocês, se tiver uma ovelha e ela cair num buraco no sábado, não vai tirar ela de lá? Quanto mais valioso é um homem do que uma ovelha! Ou seja, é permitido fazer o bem no sábado.
Com ousadia, Jesus ordenou ao homem da mão atrofiada:
– Levante-se e venha para o meio para que todos vejam você.
Jesus continuou a provocá-los:
– O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou permitir a morte?
Mas eles ficaram em silêncio. Olhou para os que estavam à sua volta e eles estavam profundamente constrangidos. Então ele disse ao homem:
– Estenda a sua mão.
Ele estendeu a mão e o homem ficou completamente sarado.