Episódio 53
Explicação da ilustração do trigo e do tesouro escondido
EXPLICANDO A ILUSTRAÇÃO DO TRIGO – Mateus 13:36-43
Depois de contar essas ilustrações, Jesus deixou a multidão e foi para casa. Seus aprendizes se aproximaram dele e pediram para que explicasse a ilustração do falso trigo no campo. Serenamente, Jesus começou a explicar:
– Quem semeou a boa semente é Deus. O campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do Reino. O falso trigo são os filhos do mal e o adversário que o semeia é o diabo. A colheita é o fim desta era e os lavradores da colheita são anjos. Assim como o falso trigo é colhido e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim desta era. Deus enviará seus anjos e eles arrancarão do seu Reino tudo o que causa transtorno à humanidade e todos os que praticam a maldade. Eles jogarão todos esses numa fornalha ardente, onde haverá muita angústia e tristeza. Aí então os justos vão brilhar como o sol no Reino do Pai. Quem quiser entender, que entenda.
Jesus disse ainda:
– O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem encontrou o tesouro e o escondeu de novo. Esperto que era, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo. O Reino dos céus se compara também com um negociante que procura pérolas preciosas. Ao encontrar uma pérola de grande valor, vende tudo o que tem e a compra.
O Reino dos céus pode ainda ser comparado com uma rede que é jogada ao mar e apanha todo tipo de peixes. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, separam os peixes bons em cestos e devolvem ao mar os ruins.
Ao terminar de falar, Jesus perguntou aos aprendizes:
– Vocês entenderam o que eu falei?
– Sim – eles responderam.
E Jesus concluiu:
– Por isso, todo perito da Lei dos Judeus que é instruído quanto ao Reino dos céus se parece com o dono de uma casa que tira de seu tesouro coisas novas e coisas velhas.
Com muitas ilustrações parecidas, Jesus anunciava a mensagem de Deus tanto quanto podiam receber. Não dizia nada a eles sem usar alguma ilustração. Depois, quando estava a sós com os seus aprendizes, ele lhes explicava tudo. Tudo isso para que se cumprisse a previsão do vidente de que ele ensinaria usando ilustrações e diria coisas ocultas da fundação do mundo.
Episódio 54
Abandonando tudo
QUEM QUISER SEGUIR JESUS, DEVE DEIXAR TUDO – Mateus 8:18-22
Era tardezinha quando Jesus percebeu que a multidão estava ficando grande demais e recomendou aos seus aprendizes:
– Vamos atravessar para o outro lado do mar.
Nisso, um perito da Lei dos Judeus aproximou-se e disse:
– Mestre, eu vou segui-lo a qualquer lugar que você for.
Jesus o advertiu:
– As raposas têm suas tocas e as aves têm seus ninhos, mas o Deus-humano não tem onde dormir. Pense bem.
Outro aprendiz pediu a ele:
– Senhor, deixa-me primeiro ir fazer o enterro de meu pai.
E Jesus o instruiu:
– Siga-me agora e deixe que as pessoas espiritualmente mortas enterrem seus próprios mortos.