Sem categoria

Episódio39-40

Episódio 39

O Grande Sermão da montanha

 

Valorizar as coisas essenciais

Não acumulem riquezas na terra, pois a traça e a ferrugem destroem e os ladrões furtam. As riquezas sempre acabam. Acumulem riquezas no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não furtam. Essas riquezas não acabam. Porque onde estiver a riqueza de vocês, aí vocês depositarão a dedicação. Eu insisto com vocês: não se preocupem com suas próprias vidas, com sua manutenção, com o que comer ou beber, nem com seus próprios corpos, com o que vão vestir. Será que a vida não é mais importante do que a comida e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros, mas o Pai celestial as alimenta todos os dias. Será que vocês não têm muito mais valor do que as aves? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar sequer uma hora à sua vida? Por que então vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem lindos os lírios do campo. Eles não trabalham nem esquentam a cabeça. Apesar disso, nem Salomão, com todo seu poderio, vestiu-se tão bem como um deles. Se Deus veste elegantemente a erva do campo, que hoje floresce e amanhã é cortada, será que não vestirá muito mais elegantemente a vocês, gente de pouca crença?

 

Viver sem ansiedade

– Portanto, não se preocupem se vão ter o que comer ou beber ou vestir. Os incrédulos é que vivem correndo atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe o que vocês precisam e cuida de vocês. Em primeiro lugar, busquem o Reino de Deus e a sua retidão, e todas estas outras coisas serão somadas naturalmente. Ou seja, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o amanhã se preocupa consigo mesmo. Vivam as coisas do dia a dia e resolvam um problema de cada vez.

Olhar com bons olhos

Os olhos são a lamparina do corpo. Se os seus olhos forem bons e acostumados a verem o bem, todo o seu corpo será cheio de luminosidade. Mas se os seus olhos forem maus e forem acostumados a ver o mal, todo o seu corpo será cheio de escuridão. Portanto, se você só conseguir enxergar o mal, tudo ao seu redor será escuro e sem vida!

Compromisso unilateral

– Ninguém pode servir a dois patrões: ou vai detestar um e amar o outro ou vai se dedicar a um e relegar o outro. É impossível servir a Deus e ao Dinheiro.

 

Episódio 40

O Grande Sermão da montanha

 

Não criticar os outros

– Não critiquem os outros, para evitar que sejam criticados. Com a mesma intensidade que criticarem, vocês serão criticados; e os critérios que usarem, também serão usados para vocês. Perdoem e serão igualmente perdoados. Deem e ganharão ainda mais.

Olhar para si mesmo

– Por que você repara no cisco que está no olho do seu colega e não percebe o graveto que está em seu próprio olho? Como você tem a petulância de pedir ao seu colega que o deixe tirar o cisco do olho dele? Fingido! Tire primeiro o graveto do seu próprio olho e então você enxergará bem para poder tirar o cisco do olho de seu colega.

Não considerar os outros inferiores

– Será que um cego consegue guiar outro cego? Não vão cair os dois juntos num buraco? O aprendiz não está acima do seu mestre, mas quem se observa bem terá o mesmo nível do seu mestre.

Não desperdiçar energias

– Não joguem o que é sagrado aos cães, nem atirem coisas preciosas aos porcos. Se fizerem isso, as pessoas vão pisar e estraçalhar e os que estiverem contra vocês poderão se aproveitar. Não deem às pessoas aquilo que elas não têm condições de receber; isso acaba voltando contra vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *